quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Público lota a Tenda Cultural para abertura

Fotos Helen Schwonke
Com a Tenda Cultural João Simões Lopes Neto lotada, foi inaugurada oficialmente ontem, às 18h, a 40ª Feira do Livro de Pelotas. Ficou a cargo da Cia de Teatro Cem Caras, do IFSul, dar início ao evento, com a apresentação de contos do escritor pelotense, que leva o nome do espaço.

Durante a solenidade, estiveram com a palavra a Presidente da Câmara Pelotense do Livro, Isabel Zschornack, a Secretária de Cultura, Annie Fernandes e o Prefeito Adolfo Fetter Júnior, além do Patrono André Macedo e o Orador Renato Varoto.


No discurso de abertura, Varoto fez uma reflexão sobre a maneira com a cultura e a literatura são tratadas historicamente e parabenizou os organizadores da Feira do Livro por conseguirem, mesmo com dificuldades, realizar o evento anualmente. "É um momento marcante na história do evento, por isso orgulha-me de forma emocionada poder me dirigir ao povo de minha terra que luta por cultura, que luta por manter viva uma Feira do porte de Pelotas, superando desafios e divergências”, falou. “A cultura atua sobre o homem permitindo a humanidade posicionar-se acima de suas limitações orgânicas. O livro sempre será o instrumento mais forte para o pensamento humano. E é nesse mundo que vive a literatura, onde a palavra pode ultrapassar seu próprio significado, de modo a conquistar novos espaços, apreendendo de forma ampla a realidade do mundo."

Também com um discurso emocionado e profundo, André Macedo contou três histórias de pessoas próximas e refletiu sobre a verdadeira importância da leitura e do saber.
No final da solenidade, como manda a tradição, o Patrono tocou o sino que anuncia a abertura oficial do evento, que se estende até o dia 18 de novembro.