sábado, 3 de novembro de 2012

Primeira Caravana de Escritores na Feira do Livro


Fotos Helena Schwonke
Na noite de ontem, a Tenda Cultural João Simões Neto deu espaço a dois grandes nomes da literatura brasileira, os escritores Ana Mariano e Rubens Figueiredo.  O debate começou por volta das 20h, com tema Romance nos Tempos Modernos, e teve a participação assídua de nossos visitantes.

Os escritores contaram um pouco como foi a sua trajetória profissional, desde os primeiros passos na escrita  até a forma como chegaram à literatura. A conversa foi referente ao avanço da Literatura e do Romance, pautando desde as décadas anteriores até os tempos modernos.



Ana Mariano contou que se considera uma escritora tardia, pois só começou a escrever em 2006, quando sua mãe faleceu. A escritora era advogada, e escreveu seu primeiro poema, “Despedida”, no verso da folha de um de seus processos. “Se algum de vocês gosta de escrever, escreva, pois pode acontecer o mesmo que aconteceu comigo, sou uma escritora tardia, uma surpresa para mim mesma”, revelou Ana ao incentivar o publico a fazer o que gosta.

Já Rubens Figueiredo começou sua trajetória profissional pelo riso, abusando do humor em seus contos. E disse que ao ficar mais velho percebeu que poderia escrever outras coisas. Dois contrastes fazendo história na nossa literatura.

A conversa foi tão agradável que a feira foi estendida por mais meia hora para o público, e os escritores também parabenizaram a 40ª Feira do Livro de Pelotas pela sua qualidade. “Já percorri várias feiras do livro do interior e posso dizer, como dizem os gaúchos, que esta aqui dá de relho nas outras”, brincou a porto alegrense.

Esta foi a primeira Caravana de Escritores desta edição. A feira ainda conta com mais duas caravanas, com as presenças ilustres de David Coimbra, Cláudia Laitano, Thedy Corrêa, Fabrício Carpinejar, Xico Sá e Paulo Scott. Tudo isso e muito mais na 40ª Feira do Livro de Pelotas. Venha conferir com a gente!


Texto: Pâmela Morales